17 janeiro, 2007

Caderno de Tendências 2007 - Jóias



É sempre um prazer fazer a apresentação do Caderno de Tendências que, a cada edição, se consolida como um dos mais importantes instrumentos de referência para a indústria joalheira, designers,professores e alunos, com informações atualizadas sobre formas, cores e padrões, contextualizando astendências internacionais e nacionais, num trabalho de pesquisa e discussão permanente.

Esta sétima edição do Caderno foi precedida de amplos debates com a comunidade especializada,através da realização de workshops no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, validando ainda mais as Tendências apresentadas. Uma das inovações dessa edição foi a difusão seletiva da informação com antecedência, principalmente para aqueles que estão desenvolvendo suas coleções para apresentar em agosto, na principal feira setorial, a Feninjer, quando também é divulgado o Caderno para os lojistas e a imprensa, inclusive estrangeira.

Por seu valioso conteúdo, forma de divulgação e difusão ampla de informações, estamos certos que o Caderno continuará a desempenhar significativo papel no fortalecimento do design nacional de jóias, que vem recebendo crescente reconhecimento internacional, considerando tanto os diversos prêmios ganhos pelo Brasil nos últimos anos, como o aumento das exportações de jóias de ouro, que praticamente dobraram nos últimos quatro anos.

O reconhecimento do IBGM e do SEBRAE à equipe que vem desenvolvendo este trabalho nos últimos anos, composta das consultoras Cidda Siqueira, Claudia Lamassa e Regina Machado, responsáveis pelas pesquisas e apresentações nos workshops; da jornalista Natália Salomão, responsável pela redação do texto final, e do consultor Fernando Souto, responsável por sua coordenação geral, bem como ao imprescindível apoio da APEX Brasil, parceira fundamental para que o Setor possa crescentemente exportar produtos de maior valor agregado, como as jóias de design.

Desejamos a todos boa leitura e a utilização das valiosas informações contidas neste documento que, para a indústria, particularmente as de menor porte, permitirá a elaboração de produtos cada vez mais competitivos com design diferenciado. E para o comércio, a compra de jóias que atendam aos gostos e às necessidades dos consumidores.

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