Estudantes ganham mercado com soluções engenhosas
Incubadora de empresa da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae estadual, abriga a Design2Box
Regina Mamede
Rio de Janeiro - Da última Copa do Mundo, realizada na Alemanha em 2006, os estudantes Adrianna Chamas e Felipe Moscon, do Rio de Janeiro, guardam lembranças de noites mal dormidas, aflição e ansiedade, mas nada disso teve a ver com o futebol. O desempenho da seleção brasileira era a última preocupação, porque na época, eles estavam empenhados em vencer um enorme desafio: apresentar o primeiro produto profissional e abrir a própria empresa.
A chance veio através de um processo de seleção para a incubadora de empresas de design oferecido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que tem parceria com o Sebrae no Rio de Janeiro. A Design2box foi aprovada pelo diferencial no desenvolvimento de embalagens.
A primeira encomenda foi feita por uma empresa de tecnologia de informação que faz remessas constantes de CD atualizando os programas para os clientes. Para atender a demanda de cada um, a embalagem teria que comportar de dois a doze CD e os custos teriam que ser reduzidos.
Os estudantes acabaram encontrando uma solução engenhosa. No lugar do plástico, optaram por um papel de 270 gramas, mais resistente. Para moldar a caixa, usaram dobraduras e cortes diferenciados e optaram pelo preto para valorizar o CD. Na capa, a aplicação de um cartão triplex branco deu o contraste de cor e textura. “Chegamos a um produto simples e elegante e, como usamos papel reciclado, o custo caiu para um terço do valor original. Nossos professores e o cliente ficaram surpresos. O impacto que causamos foi muito gratificante”, comemora Adrianna Chamas.
O produto abriu as portas para novas encomendas. Ainda no sexto período da faculdade, eles já atuam no mercado. “A grande vantagem da incubadora é que a gente se sente em casa. Contamos com a orientação dos professores e toda a estrutura de um escritório. Temos até sala de reunião para atender os nossos clientes”, ressalta Felipe Moscon.
Eles também valorizam a orientação que recebem dos consultores do Sebrae na elaboração de Plano de Negócios, Marketing e Finanças entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento de uma empresa. Para Moscon, poder contar com profissionais de várias áreas é o melhor aspecto da incubadora. “Podemos absorver o máximo de experiência de todos os tipos, ainda dentro do ambiente protegido da faculdade”.
O grande desafio agora é desenvolver um produto inédito para a linha masculina da L'Oreal, tema do novo concurso da empresa. Embalagem, campanha publicitária, perfil dos compradores são alguns dos itens exigidos. O prêmio será a apresentação da campanha em Paris, sede da L'Oreal.
“Estamos desenvolvendo isso respeitando alguns princípios que estabelecemos para o nosso trabalho: explorar o máximo com o mínimo e dar forma e função a materiais recicláveis. Queremos que a Design2Box tenha como marca a criatividade e o respeito ao meio ambiente”, resume Chamas.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e 2107-9354
Sebrae no Rio de Janeiro - (21) 2212-7941
ESPM - (21) 2106 2029
Design2Box - contato@design2box.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário