26 março, 2007

Desenho gera Gentileza





O projeto Desenho gera Gentileza foi criado no ano de 2006, com a proposta de incentivar a gentileza através de cartões postais gratuitos.

Os postais têm na parte da frente uma ilustração que pretende provocar a lembrança de uma pessoa querida. No verso um resumido texto explica o objetivo do projeto e incentiva a participação.

Observando que os meios de comunicação estão tornando as relações menos físicas e sensoriais e mais virtuais e abstratas, as correspondências postais, assim como os livros, vêm de encontro a esse contexto. Pretende-se com o projeto, não o questionamento dos meios de comunicação e o avanço tecnológico, mas recuperar o contato mais físico-sensorial nos relacionamentos sociais e pessoais.

Durante os últimos meses de 2006 e início de 2007, durante encontros de estudantes de design em Belo Horizonte, Salvador e Florianópolis, foi aproveitado o momento e lançado o projeto com o primeiro postal. Os postais tiveram boa aceitação entre os estudantes e por isso distribuídos entre amigos por diversas outras cidades.

Vale destacar que pelo próprio objetivo de incentivar o envio dos postais, este teve alcance nacional e até internacional.

Iniciativa do ilustrador e designer Miguel Carvalho, que além de coordenar o projeto, ministra as oficinas Designers da Alegria e Design tem Poesia. O projeto surgiu pela vontade de utilizar o seu trabalho com veículo para incentivar gestos bonitos e delicados.
www.desenhogeragentileza.com
Seja Gentil!

Próximos lançamentos
:
- Encontro Regional dos Estudantes de Design, Circo Voador, de 28/4 a 1/5 de 2007 – Rio de Janeiro – RJ www.rdesignrio.com
- Encontro Nacional dos Estudantes de Design 15 a 21/7 de 2007 – Florianópolis – SC
www.ndesign.org.br

Miguel Carvalho
Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes – UFRJ.
Ilustrador, designer, professor, arrisca também a ser palhaço, poeta e escritor. Atualmente cursa Especialização em Literatura Infanto-Juvenil, na Universidade Federal Fluminense.
www.miguelzin.com



Já apoiam o projeto:
Estúdio Mambembe
Deus Moleque
Tipocracia
Madz
Arte Jovem Brasileira

Nenhum comentário: