15 outubro, 2007

XIV Prêmio IBGM de Design de Jóias - Mudança no Regulamento



R$ 10 mil. Este é o valor que será pago ao vencedor de cada uma das três categorias do XIV Prêmio IBGM de Design de Jóias. As inscrições podem ser feitas até 23 de novembro pelo site do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

A participação é aberta a profissionais, artesãos e estudantes de design, artes, arquitetura e áreas afins. Este será dividido em duas etapas: na primeira serão aceitos os desenhos e na segunda fase as peças prontas de até 10 designers classificados por categoria.

O objetivo do concurso é o de refletir as tendências do mercado de jóias. De acordo com o organizador, a valorização da arte e cultura brasileira, as pedras coradas com lapidação diferenciada (ou contemporânea) e a gestão do design nas indústrias são requisitos fundamentais para o sucesso dos candidatos.

As três categorias são "O Brasil de Oscar Niemeyer"
Arquitetura Brasileira (Inspiração Obras Arquitetônicas existentes no Brasil).
, "Pedras com Lapidação Diferenciada" e "Gestão do Design pela Indústria".

Por motivos de força maior ocorreram algumas mudanças no regulamento do Prêmio IBGM de Design (Comunicado Anexo) e a categoria As Obras de Oscar Niemeyer (Inspiração: Obras de Oscar Niemeyer) foi substituída pela Categoria Arquitetura Brasileira cuja Inspiração são as Obras Arquitetônicas existentes no Brasil . O objetivo desta categoria é divulgar as obras arquitetônicas existentes nas cidades brasileiras valorizando, dessa forma, as características de cada localidade.

As demais categorias Pedras com lapidação diferenciada (inspiração: Tema livre) e Destaque Indústria permanecem sem mudanças, com exceção da data de encerramento das inscrições que será prorrogada para todas as categorias.


Na primeira, o desafio é criar jóias inspiradas nas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, em homenagem ao centenário do seu nascimento. A finalidade é divulgar o Brasil através da união da criatividade de nossos melhores designers de jóias com a beleza das curvas de Niemeyer. Os participantes terão que se inspirar nas obras do arquiteto espalhadas pelo território brasileiro.

Na segunda categoria, os designers precisam apresentar inovação e originalidade nas formas de lapidação das pedras. Segundo o IBGM, o Brasil é o maior produtor em diversidade de gemas do mundo e deve mostrar ousadias na lapidação dessas gemas.

A grande novidade do prêmio é a categoria "Gestão do Design pela Indústria". Voltado exclusivamente para as indústrias, tem o objetivo é identificar, reconhecer e promover as empresas que se destacam na gestão do design de jóias.

As peças dos designers classificados e vencedores estarão no catálogo do Prêmio e participarão de exposições em feiras nacionais e internacionais.

O concurso conta com o apoio do Sebrae e do Ministério do Turismo.

Início das inscrições: 03 de Setembro de 2007
Fim das inscrições: 19 de Outubro de 2007 23 de Novembro de 20007

Inscrições e informações
www.ibgm.com.br

Saiba mais sobre as mudanças.

Um comentário:

Jonas Rafael Rossatto disse...

ola mande um email para mim jonas@design.com.br (esse endereço mesmo) quero lhe fazer uma proposta