04 outubro, 2007

Mostra de design exibe objetos da região italiana de Piemonte



Uma exposição para mostrar ao mundo a excelência do design do Piemonte, região localizada no Norte da Itália. Este é o objetivo da Mostra Piemonte Torino Design, evento itinerante, que será realizado no Palácio das Artes, de 9 a 21 de outubro.

A mostra, inaugurada em Torino no ano de 2006, em ocasião das Olimpíadas de Inverno, chega pela primeira vez à América Latina, depois de passar por Canton, Seul, Ningbo, Hong Kong, Kyoto e Hanói. A organização é da Antenna Piemonte (escritório que conecta a Região Piemonte e o Brasil, sediado na Câmara Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais), em parceria com o Governo de Minas Gerais, o Politecnico de Torino e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).


Os curadores da mostra, os arquitetos Giorgio De Ferrari, Claudia De Giorgi e Claudio Germak, prepararam para destacar o renomado design do Piemonte 24 áreas temáticas, com mais de 200 tipos de objetos de 150 designers e 170 empresas. Tocha olímpica, bancos de carro de corrida, livro para frios, chapéus, cadeiras-relógio, torneiras, cafeteiras, panelas, mesas, brinquedos etc. Do mais fino e arrojado ao mais lúdico e prático, o evento vai mostrar ao público objetos únicos e de uso cotidiano, com material e tecnologia inovadores desenvolvidos por designers e empresas piemontesas.


Com o grande sucesso que a exposição fez na Itália, foi pensada na oportunidade de exportar a idéia para outros países. Segundo os curadores, a mostra pretende renovar a imagem do Piemonte, mostrando a sua variada realidade produtiva, caracterizada pela criatividade, que por sua vez está integrada à fase de engenharia, à inovação tecnológica e a uma excepcional rede de serviços que engloba modelação, engenharia, prototipação e comunicação do produto.


Ao falar sobre a importância do Brasil em receber uma mostra deste porte, os arquitetos salientam que o evento possibilitará contatos estratégicos com designers e empresas da região do Piemonte e mostrará a importância de se redescobrir a identidade territorial de um produto. Tal direção o Brasil inclusive já está seguindo, com o intercâmbio existente entre a Uemg e o Politecnico de Torino, no setor.

Serviço
Evento: Exposição Mostra Piemonte Torino Design
Data: 9 a 21 de outubro
Horários: Segunda-feira a sábado, 9h30 às 21h, e domingo, 16h às 21h.
Local: Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Genesco Murta
Entrada Franca
Balcão de Informações: (31) 3236-7400

Nenhum comentário: